Terapia para Adultos

A decisão de iniciar uma análise ou mesmo de visitar um analista pela primeira vez é quase sempre muito difícil dada a mistura de sentimentos que envolvem medo, vergonha, preconceito familiar e / ou da própria pessoa além de receio de expor sua intimidade a um desconhecido.

Existe ainda uma questão ligada ao dinheiro já que a pessoa tende a julgar a psicoterapia ou psicanálise como um custo oneroso e excessivo e não como um investimento, o que a deixa cega para seus enormes benefícios, inclusive financeiros.

Psicanálise: custo ou investimento?

Isso ocorre porque os valores da pessoa estão distorcidos. Pela minha experiência de mais de quinze anos na clínica observo que pacientes em psicoterapia ou psicanálise tendem a gastar menos e melhor e a ganhar mais com o transcorrer do tratamento, embora estes resultados variem de pessoa para pessoa.

No quesito economia, isso ocorre porque ficando mais saudável mentalmente o paciente deixará de manifestar seus conflitos inconscientes através de doenças físicas e acidentes, por exemplo.

Além disso, poderá poupar evitando divórcios e brigas conjugais desnecessárias porque aumenta sua capacidade de tolerância, diálogo e empatia. Ainda, tende a reduzir seus gastos com supérfluos porque as compras deixam de ser um escape para a sua angústia.

No quesito aumento de ganho, liberado  dos altos custos energéticos para manter a repressão do inconsciente, o paciente poderá voltar a sentir prazer no trabalho ou encontrar um ofício que realmente seja sua vocação.

Daí se conclui que investir em uma psicoterapia ou psicanálise para ter uma mente saudável é um investimento financeiro de grande inteligência!

As demandas de um novo paciente

De um modo geral, as principais demandas de um novo paciente estão relacionadas com:

  • problemas de relacionamento com sua família
  • desadaptação com a sua vida
  • dificuldades de sentir prazer no relacionamento amoroso e no ambiente de trabalho, dentre outros

Tais desadaptações costumam vir associadas à alta carga de angústia, sentimento que é explicado pela pessoa como sendo decorrente de fatores externos, algo que precisará ser ressignificado na análise.

E o que ele encontrará no consultório do analista?

No consultório do psicanalista o paciente encontrará um profissional que se preparou por anos a fio, em suas análises pessoais, estudos teóricos e supervisões para aplicar o método psicanalítico, criado por Sigmund Freud na aurora do século XX.

Basicamente este método consiste em o paciente se deitar em um divã e ir descrevendo tudo aquilo que se passa em sua mente sem estabelecer qualquer tipo de censura ou julgamento crítico sobre o material.

Ao ser convidado a falar sem censura sobre o que lhe ocorre, imediatamente o paciente sentirá uma pressão no sentido de julgar o que pensou como sendo destituído de valor e /ou condenável moralmente.

Está iniciado assim o processo analítico que se dará, quase que o tempo todo, neste embate entre aquilo que emerge como um derivado dos desejos do inconsciente e o seu censor crítico, que configura a instância repressora responsável por manter o inconsciente reprimido.

Agendamento de sessão em Ribeirão Preto – SP

Se você se identificou com estas linhas de alguma forma e está em busca de algo menos aconselhativo e mais profundo pode ser que a psicanálise seja um método interessante para você.

Você também pode acessar mais textos explicativos sobre a psicanálise em uma linguagem simples e fácil de compreender acessando o site www.psicanaliseribeiraopreto.com.br

Entre em contato e agende uma entrevista de psicanálise em ribeirão preto – SP

Terapia para Adolescentes

Na adolescência, vultosas e drásticas transformações psíquicas acontecem e é muito comum que elas venham acompanhadas de altas doses de angústia.

Assim, pela minha experiência, o adolescente que recorre a um analista neste momento de sua vida quase sempre está muito angustiado e dividido entre a vergonha, o medo e a esperança de encontrar no profissional um suporte para suas questões.

 

As demandas mais comuns dos adolescentes

Dentre as demandas mais comuns que motivam o adolescente a buscar ajuda especializada de um psicólogo ou psicanalista estão:

  1. Conflitos familiares
  2. Incertezas com relação à escolha profissional mediante a pressão do vestibular
  3. Conflitos ligados à identidade sexual e de gênero
  4. Conflitos relacionados ao desejo de pertencer a um grupo
  5. Procrastinação com suas tarefas
  6. Uso excessivo da tecnologia
  7. Compulsões sexuais
  8. Uso abusivo de álcool e outras drogas

Benefícios

Ao iniciar o trabalho, o adolescente logo é capaz de perceber a sorte que é poder ter um espaço para pensar livremente sobre si e costuma gostar muito das sessões de psicanálise. Isso se deve ao fato de que o adolescente, quando saudável, é naturalmente curioso e ávido por descobrir coisas novas.

Alguns dos aspectos trabalhados em análise

Na psicanálise, uma vez trabalhados aspectos como tolerância à frustração, a dor inerente às escolhas e a capacidade de se responsabilizar por elas, o luto pelos pais da infância e a necessidade constante de se construir um abrigo psíquico para a sexualidade, é comum que o adolescente consiga viver este momento de sua vida de forma criativa e encontrar prazer nas relações humanas, nos estudos e principalmente em sua própria companhia.

Além do que, um adolescente que teve a sorte de frequentar a sala de um analista tenderá a ser um adulto mais equilibrado, criativo e espontâneo.

A importância dos pais

O papel dos pais é fundamental para o sucesso do trabalho psicanalítico com adolescentes, tanto na detecção da necessidade por auxílio psicológico, quanto na escolha do profissional que preferencialmente deve ser feita pelo próprio jovem sob orientação dos pais.

Além disso, dado o estado de dependência financeira do adolescente, será responsabilidade dos pais arcar financeiramente com os valores da análise pelo tempo que se fizer necessário.

Agendamento de consultas

Se você é adolescente ou pai e mãe de um adolescente que precisa de auxílio e se identificou com estas linhas pode ser que a psicanálise possa te ajudar.

Clique aqui e agende uma entrevista.

Mas, lembre-se que o trabalho psicanalítico só acontece quando o próprio adolescente deseja ajuda.

Se este for o caso, clique aqui e agende uma entrevista para seu filho(a).

Terapia para Idosos

A levar-se em conta que o aumento da longevidade é um fato irrevogável e que as demandas ligadas ao envelhecimento inevitavelmente se fazem ou se farão presentes em algum momento na vida das pessoas, não há motivo para a psicanálise não se voltar para a escuta do idoso.

Além do que, considerando a atemporalidade do inconsciente que se faz presente independentemente do tempo cronológico, ter como único critério definidor para o prognóstico de um trabalho psicanalítico a idade, deixa de fazer sentido.

Algumas das demandas na psicanálise em idosos

Encontramos entre as demandas trazidas pelo idoso para a clínica psicanalítica a dificuldade em aceitar a passagem do tempo e as limitações naturais que vem com ele, estados depressivos e apáticos frente à sua condição, revolta e dificuldade em aceitar a própria mortalidade e/ou de cônjuges e familiares, bem como conflitos familiares e sociais que impactam na auto-estima do idoso, tendo-se em vista o repúdio inconsciente que o velho tende a provocar no seu entorno e na sociedade em geral.

De que maneiras o psicanalista pode auxiliar o idoso?

No consultório, o psicanalista poderá auxiliar o idoso a ressignificar a velhice e a poder encontrar sentidos positivos para esta etapa da vida, ainda que sem idealizações.