O que é a psicanálise?

psicanálise em ribeirao preto

Psicanálise é um método de pesquisa e de tratamento psicoterápico baseado na análise e interpretação da linguagem do inconsciente. Foi criada por Sigmund Freud no final do século XIX e desde então vem sendo utilizada em países do mundo todo para tratar o sofrimento mental das pessoas.

O que faz o psicanalista?

O psicanalista é uma espécie de interprete da linguagem do inconsciente. Quando uma pessoa se dirige ao consultório de um analista ela tem uma expectativa: a de que o analista saiba lhe responder algo acerca do seu mal-estar, que pode estar configurado em um sintoma específico ou em uma queixa vaga e pouco definida. Diante desta demanda por resposta, o analista convida a pessoa a falar livremente sem qualquer tipo de restrição com relação ao que lhe ocorre à mente. Isso se dá porque o analista sabe que é a partir deste exercício, que Freud nomeou por livre associação, que algo da verdade do inconsciente poderá emergir e se fazer escutar verdadeiramente pelo sujeito em questão.

A partir daí o analista terá condições de avaliar se a pessoa que busca ajuda tem condição de se implicar com o seu saber inconsciente e se há uma demanda real pelo saber da psicanálise. Nesta escuta livre o analista também terá condições de saber algo acerca da estrutura do sujeito que o procura, sendo que cada uma das estruturas específicas irá requerer uma forma de manejo clínico.

 Daí que a aposta que faz a psicanálise, e que vem se mostrando verdadeira e fértil desde Freud, é que a verdade que o sujeito busca está em seu próprio inconsciente. O início do tratamento pela psicanálise dependerá, portanto, do quanto o sujeito está realmente motivado para se implicar e se responsabilizar por seu saber inconsciente.

Se você ficou interessado nas sessões de psicanálise e quer vivenciar a experiência de conversar com um psicanalista, agende uma entrevista.