Grupo de estudo em psicanálise

Ensinar e aprender psicanálise com meus alunos é sem sombra de dúvida algo que me dá enorme prazer.

Dentre os autores da psicanálise para aprofundar meu pensamento fiz minha escolha por Sigmund Freud, por alguns dos motivos que explicarei a seguir.

Clique e assista. Entenda mais sobre o grupo de estudos

Por que escolhi Sigmund Freud?

Escolhi me debruçar profundamente nos textos freudianos porque eu acho fascinante sua capacidade de pensamento sintético e profundo ao mesmo tempo, bem como a tenacidade com que ele persegue o aprofundamento de um conceito, ainda que quase sempre tenhamos a sensação incômoda de que ele caminha em completa escuridão.

Também acho admirável sua capacidade humilde de admitir que não sabe algo e de abandonar um raciocínio quando ele não se mostra verdadeiro. Bem mais tarde, vim a aprender que Freud faz eco, nesta conduta admirável, ao espírito socrático e platônico grego.

Psicanálise contemporânea

A levar-se em conta que a psicanálise contemporânea, com o seu desenvolvimento próprio, descuidou de uma retomada mais sistemática e cuidadosa dos conceitos freudianos incorrendo no risco de uma simplificação demasiada de conceitos extremamente complexos e de difícil compreensão, senti-me inclinada a beber direto nas fontes primevas do pai da psicanálise. Delas, pela sua fecundidade, não sai até hoje e não devo sair tão cedo.

A riqueza e a complexidade semântica e conceitual dos textos freudianos é tão imensa que um psicanalista pode decidir se alimentar somente deles por toda sua carreira e ficará bem nutrido e bem equiparado para lidar teoricamente com sua clínica.

O espírito dos grupos de estudo

Daí que em meus grupos de estudo estimulo esta mesma paixão em meus jovens alunos, estimulando-os a serem curiosos, persistentes e tenazes não abandonando um parágrafo obscuro do texto até que ele se explique por si mesmo. Também os estimulo no sentido de uma compreensão sistemática dos conceitos, movimento que caminha na contramão das simplificações, tendência sempre tão natural do nosso pensamento.

Os grupos de estudo já existentes

Atualmente tenho dois grupos de estudo em andamento, ambos já com alguns anos de vida.

1) Estudo sistemático da metapsicologia freudiana

Neste estudamos todos os conceitos fundadores da psicanálise percorrendo uma linha cronológica de desenvolvimento dentro da obra freudiana.

Assim, iniciamos o nosso estudo com os textos pré-psicanalíticos passando, em seguida, aos primeiros textos psicanalíticos e à teoria fundante dos sonhos, publicada em 1900. Em seguida, percorremos os novos casos clínicos e a teoria sobre a sexualidade, bem como os textos técnicos. Finalmente, chegamos aos textos dedutivos ou metapsicológicos, fundamentais para compreendermos as estruturas formuladas em sua segunda tópica. E por fim, chegamos às obras do período final, marcadas por um retorno de Freud ao pensamento científico.  Este grupo é formado por jovens terapeutas e nos encontramos todas as sextas-feiras das 17:00 às 18:00 horas.

Para acessar a primeira página do programa completo deste grupo de estudo clique aqui.

E para se inscrever, entre em contato pelo fone (16) 30241686 ou e-mail contato@psicologiaribeiraopreto.com.br

2) Freud e o feminino

Neste acompanhamos cronologicamente as elaborações feitas por Freud acerca do feminino em sua obra, percorrendo um período que vai de 1893, com a publicação de seus primeiros casos clínicos versados sobre a histeria, até 1937 com suas elaborações derradeiras sobre a problemática da diferença entre os sexos e seus impactos sob o término da análise.

Este grupo é formado por profissionais um pouco mais experimentados e nos reunimos todas as segundas-feiras das 14:00 às 15:00 horas.

Para acessar a primeira página do programa completo deste grupo de estudo clique aqui.

Público-alvo dos grupos

Os grupos são preferencialmente voltados para estudantes e profissionais da área de humanidades, sobretudo os de psicologia e psiquiatria, embora também possa receber interessados de outras áreas que fundamentem o seu desejo de se desenvolver teoricamente na psicanálise.

Dinâmica de aprendizagem nos grupos

Para nos debruçarmos sobre o pensamento de Freud, cada participante do grupo é convidado a ler antecipadamente o texto selecionado para o dia e, durante o encontro, debatemos os conceitos tendo como norte sempre a própria letra de Freud, de onde procuramos sempre não nos afastar em demasia.

Ficou interessado(a) em participar?

Se você ficou interessado (a) em participar, entre em contato comigo e marcamos um horário para conversar.